segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ahh, o verão...

Uma das minhas grandes preocupações nessa minha vida temporária na Holanda sempre é o frio. É claro que aqui tem as 4 estações do ano, mas o verão passado foi tão mixuruca que não deu pra reabastecer a bateria de calor. Resultado: sofri muito mais quando o inverno chegou e me preocupei com os três anos que vêm pela frente.





Esse ano não. Finalmente o verão nos países baixos está descente. Nos últimos dias me espantei com a temperatura de Breda e Eindhoven comumente mais alta que em João Pessoa.
Esse verão tá quente, pegando fogo. Do naipe de dar 32 graus dentro de casa, precisar dormir com a janela aberta, sair por semanas seguidas de saia sem meia-calça, tirar o mofo de todas as blusinhas de alcinha e querer só ter sandálias em vez de tênis. Parece uma celebração da vida, coisas tão banais pra quem vive perto da linha do Equador são celebradas durante esses três meses do ano (tomara mesmo que dure três meses). São várias as delícias de um verão quentinho: 1. Poder sair com as canelas de fora. Bom demais usar uma saia sem meia-calça. A pele respira depois de tantos meses debaixo de tanta camada de roupa. Além do que, você se veste muito mais rápido e é muito mais fácil escolher que roupa usar porque você não tem que pensar em 5 peças de roupas diferentes que combinem e estejam limpas.

2. Poder deixar as janelas de casa abertas. Pelo menos por alguns meses a casa não fica com cheiro de guardada, ou pior, cheiro do jantar de ontem.

3. Secar roupa no sol. É incrível a diferença que faz entre uma roupa secada na máquina de secar e uma secada no sol. A roupa fica com um cheiro bom, psicologicamente eu penso que está mais limpa e eu ainda me sinto mais ecologicamente correta.

4. North Sea Jazz Festival. O festival mais legal que fui na minha vida acontece todo verão em Rotterdam. Esse ano foi muito melhor com a temperatura perto dos 30 do que no ano passado quando era difícil ficar na parte externa do festival. Mas independente de temperatura, essa é uma das maravilhas de estar nas Zoropa: acesso à cultura.

5. Comportamento das pessoas. Outra coisa espantosa é o quanto as pessoas mudam no verão. Todo mundo fica sorridente, vai pra rua, fala mais com estranhos. Parece outra vida que elas levam.

6. Sorvete, muito sorvete. Fica tão mais gostoso tomar um sorvete quando tá quentinho! E ainda mais com a sorte que a gente tem de ter um 'friberg' e uma 'friandize' em Breda (ou seja, duas sorveterias muito boas).

7. Silêncio na universidade. A grande maioria das pessoas da universidade entra de férias. Por dois meses é o melhor lugar do mundo pra trabalhar.

8. Jantar na varanda de casa. Especialmente quando o pôr do sol está bonito. Tem dia que o céu fica lindo! Tem uma cor que parece o Marrocos, as nuvens são diferentes e geralmente somos presenteados com balões passando perto da nossa laje.

9. Andar de bicicleta no calor. Tem gente que reclama que andar de bicicleta no calor é ruim, mas eu garanto, é muito melhor do que no frio. Pelo menos não dói. Ainda tem aquele ventinho gostoso...

10. Tomar banho frio
. Calor de 30 graus, sem um pingo de vento, como é gostoso tomar um banhozinho frio e colocar um vestidinho fresquinho.

11. Os trens. Ficam vazios, vazios. Qualquer hora é tranquilo pegar trem, você não precisa ficar adiando sua volta pra casa pra poder pegar um trem mais vaguinho.

12. Ir pro parque, tomar banho de sol e ficar curejando a vida do povo.






Mas, como nem tudo são tulipas, também tem coisa chata pra caramba:

1. Gente fedendo. Tudo bem que aqui tá longe de ser como na França, mas você ainda encontra pessoas com aquele cheirinho de inhaca. Talvez eles também acreditem que banho demais faz mal (os franceses têm essa teoria, existem exceções claro).

2. Mulher com sovaco cabeludo. E com que cara você fica quando percebe que aquela sua colega de trabalho não depila as axilas? Bom, essa história aconteceu com um amigo e não comigo, mas eu fiquei imaginando como eu iria reagir. Acho que iria ficar dizendo pra mim mesma 'É normal, não é feio, não fique olhando', mas queria não passar por isso.

3. Ar condicionado mais frio do que precisa. Não é só nos ônibus da real ou no cinema box, aqui eles também usam o ar condicionado com a gota serena no negativo. Aí você sai toda feliz porque finalmente tá conseguindo usar aquele vestido que comprou no verão passado, mas fica morrendo de frio. Eu já aprendi: tenho uma manta na universidade pra poder usar o vestido e não congelar. Mas eu odeio a temperatura do meu prédio da universidade.

4. As festas dos vizinhos. Em geral nossos vizinhos são bem simpáticos, mas gosto musical fica infelizmente tá longe de simpatia. Festa no verão o povo faz nos terraços de casa, e os terraços de dois vizinhos nossos dão pra nossa janela do quarto. Ficamos com duas opções: escutar a danada da música alta do vizinho + as risadinhas da galera, ou dormir com a janela fechada cozinhando dentro. Ainda bem que um dos vizinhos chama a gente pras festas. A melhor solução que temos é fazer mais amizade com o outro.

5. Tudo fecha. A cantina lá da universidade, os departamentos do governo, algumas lojas, tudo fecha. Aposto que se você ficar doente, tem que esperar até setembro pra ser atendido (brincadeira).

6. Pegar o trem com as pessoas com roupa de banho, indo pra praia, enquanto você tá indo trabalhar. Ninguém merece!

Não é novidade que pra mim o verão tenha muito mais coisas boas que ruins. De qualquer forma, como afirmei em um 'post' passado, é bom estar vivendo as quatro estações do ano, principalmente quando elas são bem definidas. Desse jeito, fica mais fácil a temporada nas terras baixas. Além disso, como estava conversando com Daniel um dia (um amigo brasileiro), imagina se fosse assim [verão] sempre, não iria caber de gente querendo morar aqui.

4 comentários:

  1. Acho que o pior de todas é a inhaca do povo! Pelo amor de Deus, tem umas pessoas até cheirosinhas, você até sente o cheirinho de banho recém-tomado, mas a maioria... nossa senhora!
    E vi uma mocinha de regata no trem e me peguei olhando pro suvaco da danada? Ainda bem que estava depilado! Achei que seria mais difícil encotrar um suvaco limpinho aqui...

    ResponderExcluir
  2. Ai Aida...

    Esse verao ta bom mesmo, muito bom!

    Ja descobri uma praia por aqui, com mar e tudo (rsrsrsrsrsrs...dizem que so enchergamos o que queremos, entao aqui em Düsseldorf tem praia).

    Poema do Verao 2010

    As pessoas sorriem
    Churrasqueiras a 1000
    Todos os biquinis pra laver
    Cangas estendidas pra secar

    A carteira reclama de tanto gastar
    Mas eu nao quero parar
    É praia, é sorvete, é bar
    E haja suor pra suar

    É comer salada
    É planta pra agoar
    Muita água pra tomar
    É se refrescar


    É pé nas havaianas
    Nao da pra esperar
    O sol ta me chamando
    E eu nao vou me atrasar

    Anne Kiepe, 21.07.2010
    Em homenagem em todos os amigos que moram no exterior!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais um aspecto bom... dar canga-pé da ponte no rio para Suiça ver, lembrando da época de banho em rio de usina! :-)

    ResponderExcluir
  4. Aida,

    Com certeza o seu aeroporto é o mais lindo EVER!!! Adorei o teto vazado, e os desenhos atrás dos paineís... LINDOS!
    Morri de rir com o vídeo de Naza: Tô achando tudo lindo... o fedor!
    Sim,descobri onde foi que tu tirou aquela foto linda do perfil do facebook... na Medersa!

    ResponderExcluir