terça-feira, 17 de novembro de 2009

Salvem o orkut!

Nos últimos meses várias pessoas aderiram ao facebook, o que me deixa com medo da possibilidade de esquecimento, ou até mesmo de extinção, do orkut. Eu, particularmente, faço parte das duas 'comunidades' mas confeso não gostar do facebook. Continuo lá só pra manter contato com meus amigos não-brasileiros. Do orkut sim, eu gosto! E passo horas 'passeando' por ele. Me sinto como aquele povo que faz people watching, ou simplesmente como colocar uma cadeira na calçada às 4 da tarde pra assistir o povo passando, e assumo que é divertidíssimo.

Esse hábito tem sua parte prática: em 5 minutos eu dou um 'rolé' pelos amigos mais próximos só pra saber se está tudo bem - não vou entrar nos detalhes do que é que pode significar a mudança ou não mudança frequente do perfil. É eficiente! Normalmente, depois da visita aos amigos mais próximos, vem a melhor parte: visita aos amigos menos próximos, aos que eu não vejo há anos, aos novos namorado(a)s das amiga(o)s, aqueles que eu não quero tanto bem (doida pra saber se continuam bem longe de mim) e a quem mais parecer interessante na página de recados alheia.

É claro que o primeiro ponto de interesse são os albuns de fotos. E que alegria é encontrar albuns desprotegidos, abertos às visitas. Ultimamente, não sei se por causa da minha idade ou perseguição da minha pesquisa, as fotos se concentram em passos importantes do 'ciclo de vida' das pessoas: casamentos, gravidez e filhos. Esses fatos em si não são tão interessantes quanto as fotos do orkut.

As fotos (clássicas) de casamento e o quão brega esse evento pode ser não é nada novo, mas a novidade (que talvez por minha ignorância não seja tão novo assim) são as fotos de grávidas e dos bebês que, coitados, passam por ridículo sem terem escolha - para a minha diversão.

Grávidas com buchos enormes, beirando o gogó, completamente inchadas (e há quem diga que mulher grávida é bonito), quanto mais inchadas mais forte é o 'rouge' da maquiagem. Sim, existe toda uma produção para o mesmo princípio das festas de casamento: todas iguais
. Pra minha tristeza, pois adoraria ver mais dessa amostragem cafuçú nos meus passeios orkutianos. Exemplos de poses são: segurando um sapato de bebê que pousa sobre o bucho onde o nome da criança está escrito, o pai de joelhos beijando 'a criança' (o bucho mesmo), um laço em volta do bucho e a mãe puxando a pontinha, segurando uma flor enquanto olha pro bucho (sim, tudo em volta do bucho), entre outras poucas, já que a variedade é pequena. As roupas também são coisas pra cinema durante uma festa de são joão em areial: tem uma branca transparente parecida com um véu, tem um top preto com mangas longas e gola rolê e, o melhor de todos, colocar um buá ao redor do busto, a melhor referência ao cafuçú que já existiu em estúdios fotográficos.

Não basta a própria mãe passar por isso, os bebês estão tendo a mesma experiência, sendo que pior: a cada mês de vida! As poses também são as mesmas sendo que dessa vez numa referência cafuçú à Anne Guedes. Mas os melhores de todos os albuns, são aqueles das grávidas que tiram fotos em casa imitando as poses e as roupas como se estivessem em um estúdio, é muito bom! Eu imagino que na sala de casa estava rolando um Roberto Carlos, perfeito!

Por isso mesmo lanço a campanha: mais acessibilidade no orkut. Deixem seus orkuts acessíveis em prol da diversão da comunidade orkutiana! E atualizem seus perfis, frases do dia, fotos, vídeos, whatever. Quem sabe assim o google pare de tentar copiar o facebook e aceite o orkut, cafuçú como ele é. É assim que, pelo menos eu, gosto dele.

10 comentários:

  1. putz, eu num sou muito o perfil do perfil do orkuteiro que tu gosta, mas gosto de orkutiar com o orkuteiro que orkuta mensagens!!!
    Mas eu rapoio!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas viciado mesmo eu sou é em RSS ...putz que ferramenta DuSaray! !!!

    ResponderExcluir
  3. Eita, olha a lesera toda blogueira... :-P

    ResponderExcluir
  4. Mais acessibilidade no Orkut!

    Já temos uma marca para a campanha? Um viral? Uma estratégia de guerrilha?

    Essa campanha me interessa por demais.

    ResponderExcluir
  5. Quem diria...gostei de ver essa super declaração de amor pelo orkut. Ainda mais quando lembro que você brincava de me criticar por visitar ele de vez em quando. haha

    ResponderExcluir
  6. Aidon,

    Agora você tem um blog também, fora o orkut e o facebook.

    Próximo passo, um tuíter!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O que, por Nossa Senhora do Ó, é "buá"?

    Esse dialeto que o povo fala no Cristo não chegou em Maceió não.

    ResponderExcluir
  8. Amei seu artigo. O que mais me choca nisso tudo sao as comemoracoes "mensais" de aniversário de crianca...quem inventou isso? Ixi, da uma preguica só de pensar. Será que o meu futuro filho vai ficar traumatizado se eu nao fizer as festinhas?kkkkkkk
    Pois é, tem uma categoria que vc esqueceu: as brigas pelo orkut. Ja vi final de namoro, casamento, briga de ex-amiga, barraco forte, fortíssimo...
    Viva ao orkut...adoro sentar na minha calcada virtual pra ver o povo passar...kkkk

    ResponderExcluir
  9. Ahhh...tem um detalhe...resolvi aderir ao seu apelo...liberei todas as minhas fotos do orkut para o público...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Elizeu, buá é aquele 'cachecol' de penas que o povo usa nos carnavais, ou as drag queens usam no trabalho :P

    ResponderExcluir