quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Caça ao apartamento

Depois de uma maratona de visitas, com direito a férias maravilhosas, tenho muita coisa pra trazer pro Kilariô. Mas, outras coisas tomaram a prioridade na minha vida, além do meu doutorado - que está milagrosamente numa fase boa – temos que achar um apartamento em Eindhoven.

Pros que não sabem, eu não moro na cidade que trabalho, eu moro em Breda que fica uns 70 km de Eindhoven (a danada onde trabalho), o que pode ser traduzido em 40 minutos de trem pra ir e voltar todo santo dia de trabalho. Por motivos diversos, vamos nos mudar pra Eindhoven. Então uma nova maratona começa: a caça ao apartamento.

Minha idéia é de postar esse processo, e nesse primeiro 'post', deixa eu explicar pra vocês quais as nossas condições e o que a gente precisa.


Localização

Pra quem não conhece Eindhoven, essa é Eindhoven:


Mas o que interessa mesmo dela é essa parte aqui:


Explicando um pouco mais, o principal ponto de referência é a estação de trem central. Logo ao norte fica a TU/e, ou seja, onde eu trabalho. E logo ao sul fica o centro da cidade. Nós pensamos em duas condições básicas sobre onde o apartamento deve ser: 1) ficar dentro do 'ring' de Eindhoven; 2) seria perfeito se fosse na área da [rua] Kleine Berg (que é uma área cara, mas adoramos e estamos dispostos a pagar um pouco mais pra morar por lá).



Quanto dói no bolso

O novo apartamento tem que ser um bocadinho (ou um bocadão) mais barato que o de Breda. Mas, como eu sou exigente, eu sei que vai dar trabalho. Então definimos que o ideal é não pagar mais de 750€ por mês contando com água, energia e gás. Mas, pra morar na região da Kleine Berg, a gente sobe esse limite pra 850€.


Tamanho

Eu sou pequeninha mas gosto de tudo grande!
Meu sonho é encontrar um apto com dois quartos dentro do orçamento. Mas eu sei que só é possível se eu morar fora do ring. Nesse caso, a localização conta mais e eu fico bem feliz com um apto de um quarto. Sendo que, eu já tenho os móveis que foram comprados pra um apto de 100m2, então o novo apto tem que ser pequeno e espaçoso, se é que isso é possível.

Em termos práticos, uns 50m2 tá de bom tamanho. Principalmente se a sala for grandinha pra caber bem a mesa, o sofá, a(s) estante(s) e ainda a mesa de trabalho. Acho que a superfície mínima confortável é 40m2.


Os detalhes que fazem a diferença

Pra que simplificar se podemos complicar?
Outras coisinhas que seria muito boas ter no apto: varanda, banheira e máquina de lavar louça (eu sou enxerida, eu sei). Então os apartamentos que tiverem um dos três pontuam mais.
E uma coisa que eu não queria, é que o piso fosse de carpete. Pra aceitar o piso em carpete o apto tem que pontuar muito nas outras características.

Aí se você está se perguntando onde eu vou achar o apartamento, o que não falta é imobiliária nessa Holanda. O problema é que algumas pedem pra pagar um taxa pra poder visitar os apartamentos, outras não. Mas pra ajudar um pouquinho, existe um site chamado pararius que reúne a maioria dos aptos disponíveis num lugar só. E daí eu sei mais ou menos pra que imobiliária eu devo ir.

Eu já tenho algumas visitas agendadas e depois das visitas vou colocar aqui umas fotos o que eu acho dos apartamentos. É um processo chato e trabalhoso, mas tomara que eu me divirta um pouquinho.

2 comentários:

  1. Vai com fé doidera que tu acha. Qualquer coisa tu faz uma promessa pra tua santa protetora pra te ajudar a achar, Nossa Senhora dos Pezinhos Miudinhos. rsss

    ResponderExcluir
  2. Aida, eu nem sabia que você tava no processo de mudança :)
    Precisando de alguma ajuda, é só pedir!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir