sexta-feira, 2 de março de 2012

Em Campina Grande, a odisséia de ir pra universidade de ônibus

Um dia como outro qualquer, que talvez acontecerá tantas vezes... Naza foi cedo pra universidade e eu fiquei pra ir correr no açude. E fui pela primeira vez de ônibus pra universidade. Só um detalhe, eu não tinha a mínima idéia de que ônibus pegar muito menos onde.



View Centro - UFCG de ônibus in a larger map


11:00_ Desço na portaria do prédio e pergunto ao porteiro se ele sabe como eu chego de ônibus na universidade. Ele não tem a mínima idéia. Muito amigável, ele interfona pra algum morador que (pelo que eu entendi) a filha estuda na federal. E seguindo as diretrizes da senhora do outro lado da linha ele me diz 4 linhas de ônibus diferentes que eu posso pegar (a quem interessar possa: 333, 500, multirão e são José da mata). Peço pra ele me explicar também onde fica a parada.

11:05_ Lá vou eu! Não demora muito pra eu agradecer as poucas castanholas na calçada criando um pouco de sombra, por mais que elas deixem as calçadas ainda mais quebradas. E penso que antes de fazer projetos pensando no deficiente físico, a gente ainda tem tanto a melhorar nossas cidades num nível mais básico.
Claro que o porteiro não me explicou direito como chegar na parada. Pergunto a mais duas pessoas no caminho que com muita boa vontade me explicaram. Um taxista me abordou perguntando se eu queria um taxi. Acho que tenho muita cara de classe média.

11:15_ Chego na parada. Dez minutos caminhando tá ok. As pessoas estão todas apertadas debaixo do abrigo da parada brigando por um pedaço de sombra. Para garantir, eu pergunto se é ali mesmo que eu pego o ônibus pra ir pra universidade. Três pessoas vêm me ajudar por mais que eu tenha perguntado a uma senhora. Aprendo que tem mais dois ônibus que vão pra universidade que passam alí: o 202 e o 263a (por que danado tem 'a' no número, só Deus sabe! mas parece que existe o 'b' também).

11:20_ O 263a chega. Ouxi maravilha, só esperei cinco minutos! A passagem custa R$2,10, acho caro. Entro, sento e começo a escrever esse post, em doses homeopáticas claro, porque tenho que esperar o ônibus parar nas paradas ou nos sinais. Na verdade, é um pinga-pinga da muléstia, ele para com bastante frequência.
No meio do caminho o ônibus passa na integração, não demora muito lá dentro como que achava, talvez seja a hora. Subiu uma senhora com uma menina com síndrome de down e dei meu lugar pra ela. A senhora fez questão que a menina levasse minha bolsa. Mas ir em pé é bem menos agradável que sentada, ainda mais porque no caminho tem várias ruas que não são asfaltadas.

11:45_ Desço do ônibus, que a essa hora já estava lotado e foi difícil chegar na porta de saída. Ele para em frente à universidade e tenho que ir pro LSD que não fica muito perto da entrada principal.

11:55_ Chego no LSD.


Foram 50 minutos no total, de sair de casa até chegar no LSD. De carro eu gasto uma média de 15 minutos. Acho que dentro do ônibus o tempo foi razoável: 25 minutos. Sendo que 20 minutos pra fazer a 'integração' (os 10 minutos até a parada + os 10 minutos até o destino final) acho que é muito.

O que eu achei bom:
  • Por mais que seja muito tempo perdido caminhando, é muito boa a sensação de caminhar pela cidade. Eu adoro ver as pessoas, ver as casas 'devagar' e de outra perspectiva;
  • Me senti super segura em todo o trajeto. Tudo bem que eu não tinha nada valioso comigo nem nada chamando a atenção, mas era cheio de gente na rua e me senti 'melhores amigas' com as pessoas que me deram informação;
  • Eu não senti tanto calor assim. Tudo bem, eu não sou uma pessoa que sinto muito calor normalmente :P

Coisas que poderiam ser melhoradas, ou ao menos pensadas:
  • Ter informações sobre os ônibus e paradas na internet. Nem precisa ainda chegar nos horários dos ônibus, só saber como é que se chega de um lugar pra outro. Apesar de eu adorar a parte que as pessoas te ajudam com tanto prazer, às vezes você está em um lugar que não tem tanta gente pra te ajudar;
  • Calçadas e árvores! Eu tiraria uma faixa de carro em todas as ruas e faria calçadas largas com um canteiro cheio de árvores (quem sabe um espaço pra uma ciclovia na sombra?). Gosto de sonhar com essa cidade no futuro;
  • Acho que muita, mas muita gente se sentiria mais confortável com ar condicionado nos ônibus. A frota inteira deveria ser climatizada (não precisa ter o ar condicionado nos 17 graus, mas manter uma temperatura agradável ajudaria as pessoas a considerar o ônibus);
  • Já que o tempo de deslocamento é tão alto, por que não pensar em ônibus expressos que vão pra lugares com alta demanda como a universidade? Saindo de um ponto no centro até a universidade;
  • A UFCG é enorme, deveria ter mais paradas em pontos distintos, talvez o ônibus dar a volta na universidade. Outra solução seria a universidade ter o próprio ônibus interno (aproveitasse e transformasse a universidade em área exclusiva pra pedestres e ciclistas e criasse pontos específicos de estacionamento).
Fiquei com vontade de fazer a mesma experiência de ir de casa até a universidade de bicicleta e fazer uma comparação com o ônibus. Será que eu tenho coragem com todas as ladeiras que existem em Campina? Quem sabe da próxima vez que eu vier.

5 comentários:

  1. Gostei das observacoes, e concordo que seria um primeiro passo informar através da internet os pontos de ônibus, isso realmente seria o mínimo.
    De uma coisa eu tenho certeza Aida: vc tem trabalho de sobre pela frente...arrocha o nó!

    ResponderExcluir
  2. testa ir de casa para a integração. Demora um pouco mais para chegar lá mas tem umas 7 linhas que vão para a UFCG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manel, vou testar outra vez. Mas como o meu tempo de espera do ônibus não foi muito grande, não sei o quanto melhora. Imagino que na hora que o trânsito esteja mais complicado seja realmente a melhor opção. Vamos pra UFCG de bicicleta comigo? (da próxima vez que eu vier...)

      Excluir
  3. Eu não sei se em Campina tem, mas em João Pessoa não tem:

    --> em cada parada de ônibus um mapinha mostrando a cidade e quais os ônibus que passam naquela parada ( porque é um horror esperar o ônibus sem saber se ele realmente para ali )

    --> Pelo menos na integração, um mapa geral da cidade em cada ponto, mostrando quais ônibus pegar pra ir pra um determinado lugar da cidade (com cores diferentes por rotas)

    Só isso já facilitaria um bocado a vida de quem anda de ônibus.
    ps.: Pelo preço que a gente paga, concordo que ar-condicionado na temperatura normal em toda a frota seria muito, mas muito agradável mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renally, tão simples ter mapas espalhados. Mas eu ainda penso no mais barato: ter o mapa na internet. Não precisa imprimir, nem verificar se ainda estão lá. Ainda mais nos tempos de hoje onde cada vez mais as pessoas têm smart phones. Seria tão melhor...

      Excluir